Estudante desenvolve protótipo de veículo guiado automaticamente

Apresentacao Faculdade Dom Bosco
Jonas Crixel apresentou os resultados do projeto durante evento de Iniciação Científica.

O projeto de um protótipo de veículo automaticamente guiado, desenvolvido pelo estudante Jonas Crixel, do curso de Automação Industrial da Uergs, foi apresentado recentemente durante o XI Salão Iniciação Cientifica Faculdade Dom Bosco. A ideia do desenvolvimento do robô partiu de um desafio proposto na disciplina de Sistemas de Controle, ministrada pelo professor João Peixoto.

Os robes têm sido cada vez mais requisitados para o aperfeiçoamento de atividades em diversas áreas industriais, e são utilizados para deslocamento, carregamento de insumos, trânsito em ambientes insalubres ou locais de difícil acesso, entre outras funções. Pensando nessas demandas, Jonas criou um protótipo de veículo guiado automaticamente, com um sistema capaz de propiciar de forma amigável a sua programação e controle sem a interferência do ser humano, mas a partir de um reconhecimento eletrônico do ambiente.

Entre os resultados, Jonas observou que o robô foi capaz de processar as interações e o modo de operação de forma autônoma, e que oportunizou tomada de decisões de acordo com o meio, independente da ação do homem. Além disso, representa uma contribuição para a comunidade científica, por meio da publicação dos resultados e do envolvimento de estudantes da graduação.

“A apresentação dos resultados junto à comunidade científica é oportunidade de compartilhar o conhecimento desenvolvido no curso e na Universidade”, destaca o professor João.