Projeto da Uergs em Sananduva cria horta em escola municipal

Os alimentos produzidos na horta serão servidos na merenda das crianças.

A Uergs em Sananduva criou uma horta na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Noêmia, localizada na Vila Jardim. Além de revitalizar e transformar o espaço físico da escola, o projeto pretende incentivar a alfabetização ecológica e a educação alimentar. O projeto de Extensão teve início em agosto e se estenderá até dezembro deste ano.

O projeto conta com atividades para capacitar professores, funcionários e estudantes da escola, no manejo e manutenção da horta. São utilizados resíduos inorgânicos para demarcar a sinalizar o local. Já os resíduos orgânicos serão usados na compostagem. Após a colheita e higienização, os alimentos serão servidos na merenda escolar para reforçar a alimentação das crianças.

Para a coordenadora, Fabiane Wiederkehr, o projeto incentiva tanto a educação ambiental quanto a educação alimentar. Além disso, a Horta Escolar é uma oportunidade prática de abordar temas relacionados à matemática e ciências humanas, como espaço e forma, recursos naturais, água e solo, constituição de nutrientes do solo, espécies vegetais, e o ciclo das plantas. “O laboratório experimental e vivo, além de integrar os conhecimentos, pode despertar ainda mais o interesse das crianças pelas aulas, tornando assim o aprendizado mais contextualizado e significativo. Desperta, igualmente, a curiosidade, o espírito e a postura investigativa”, completa.