Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto de Extensão usa o teatro para potencializar a formação pessoal e profissional

Publicação:

Encontros ocorrerão até dezembro.
Encontros ocorrerão até dezembro.

Tiveram início nesta terça-feira (10) as atividades do grupo “Outros Modos de Saber e Fazer a Formação”, da Unidade da Uergs em são Luiz Gonzaga, que tem o objetivo de utilizar o teatro como linguagem para direcionar uma proposta de trabalho voltada à formação pessoal e profissional. O Projeto de Extensão será desenvolvido até dezembro, com duas turmas, compostas por acadêmicos e o público externo, buscando a troca de conhecimentos.

O curso, voltado aos futuros professores, pretende trabalhar outros conteúdos no espaço da Universidade, como o corpo, a expressão, a comunicação e aspectos referentes à subjetividade. A coordenadora da atividade, Viviane Maurente, acredita que a inclusão do teatro na educação pode assumir um papel importante na formação dos estudantes. “Aliar a arte à formação de professores representa a possibilidade de explorar aspectos lúdicos e estéticos no contexto da educação, além de propiciar conhecer novas realidades não experienciadas na vida cotidiana”, destaca.

Nas atividades será trabalhado um modelo que desenvolverá o trabalho corporal, jogos e improvisação teatral. “Cabe ressaltar que quando se fala em jogos teatrais, está se referindo ao método sistematizado por Viola Spolin, nos Estados Unidos, na década de 40. Este método caracteriza-se por jogos baseados em problemas a serem solucionados, que é o ‘foco’ do curso”, explica Maurente.

O objetivo geral das ações propostas é o desenvolvimento da expressão corporal do indivíduo, bem como, a imaginação e a criatividade, potencializando a espontaneidade, a inventividade e a interação com criança, jovens e adultos na escola e fora dela.

Mais informações através do telefone (55) 3352-4370 ou pelo e-mail unidade-slgonzaga@uergs.rs.gov.br.

Grupo de teatro da Uergs de São Luiz Gonzaga: Outros Modos de Saber e Fazer a Formação

Período: de 10 de outubro a 21 de dezembro de 2017

Hora: das 15h às 19h (na Uergs) e das 19h30 às 20h30 (Sala da Pedagogia)

Carga Horária: 25h

Coordenação: Viviane Maurente

Contato: viviane-maurente@uergs.edu.br

 

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul