Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uergs em Alegrete promove formação em matemática para professores dos anos iniciais

Publicação:

Formação tem duração até novembro.
Formação tem duração até novembro. - Foto: Glauber Cruz

Quando o tema é a educação matemática, o Brasil ocupa a 65ª posição de uma avaliação realizada com 70 países pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. Com uma média de 377 pontos (contra de 490 pontos dos outros países), a avaliação revela uma preocupante realidade das escolas brasileiras: a dificuldade de se atingir um aprendizado satisfatório da matemática. Partindo dessa realidade, a Unidade da Uergs em Alegrete está promovendo uma formação em matemática para professores dos anos iniciais e estudantes de Pedagogia, com o objetivo de preparar os docentes e, com isso, suprir as deficiências de sua formação inicial, que muitas vezes acaba impactando o aprendizado dos alunos.

“Considerando que a Matemática ensinada nos anos iniciais alicerça todo o desenvolvimento do pensamento matemático necessário aos anos subsequentes, a Matemática ensinada nos anos iniciais é de extrema relevância”, diz a professora Caroline Souza, coordenadora da formação.

 Ela também destaca a importância das mudanças curriculares nos cursos de Pedagogia, já que em geral são os pedagogos que são professores das séries iniciais. “Enquanto a realidade dos cursos de Licenciatura em Pedagogia não sofrer transformações, torna-se necessário elaborar estratégias para que os professores já formados possam suprir as lacunas deixadas pela sua formação inicial”.

 Com duração até novembro, a formação é realizada a distância e é aberta aos estudantes de Pedagogia da Uergs em Alegrete e aos professores dos anos iniciais da rede pública de ensino do município.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro, através do link.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul