Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

1° Siepex

Layout do 1º Siepex
1º Siepex - Foto: Ascom/Uergs

Já tradicional na Uergs, o Salão de Iniciação Científica passou por uma grande mudança em relação às duas primeiras edições. O referido Salão da área de pesquisa integrou, a partir deste ano, as áreas de pesquisa, ensino e extensão e foi chamado de  Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex). 

O planejamento do 1º Siepex foi elaborado por representantes das três Pró-Reitorias acadêmicas e da Superintendência do Planejamento (Suplan) e de dois representantes da Unidade em Santa Cruz do Sul (diretora regional e coordenador da Unidade).

 “Desejamos oferecer à comunidade acadêmica da Uergs um momento de convivência proveitosa, quando os alunos da  Uergs e demais Instituições de Ensino Superior, sob orientação docente, poderão compartilhar suas experiências em iniciação científica e ações de ensino e de extensão”, lembra Marc François Richter, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Uergs.

Nos dias 17 e 18, as Unidades desenvolveram atividades como palestras, minicursos, debates, entre outras, sendo a programação definida internamente por cada Unidade. 
A comissão organizadora do evento sugeriu às Unidades, que organizassem suas semanas acadêmicas, juntamente com seus diretórios acadêmicos, para que fossem realizadas na mesma semana do Salão. 

Nos dias 19 (turno da noite), 20 e  21, as atividades foram realizadas em Santa Cruz do Sul, com solenidades, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos e intervenções artísticas. 

A premiação dos melhores trabalhos em cada uma das três áreas de conhecimento da Uergs (Ciências Humanas, Ciências da Vida e do Meio Ambiente, e Ciências Exatas e Engenharias) foi realizada no último dia. Os resumos dos trabalhos foram publicados, conforme já aconteceu nos anos anteriores (Anais do primeiro e do segundo Salão de IC), no site da Uergs.

Outra novidade em 2011 foi a parceria da Uergs com o Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante o evento,  foi instalado um comitê gerenciador das ações.

A primeira edição do Siepex da Uergs contou, entre alunos, professores e funcionários da Uergs, além de alunos de outras IES e ICT´s, com 96 apresentações de projetos de ensino, pesquisa, e extensão sob forma oral e/ou pôster. O evento contou com aproximadamente 250 pessoas que participaram como apresentadores e/ou ouvintes.

Arquivos anexos

Locais

Comentários

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul