Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

5° Siepex

Layout do 5º Siepex
5º Siepex - Foto: Ascom/Uergs

O 5º Siepex ocorreu em Frederico Westphalen, de 23 a 25 de setembro. Paralelamente ocorreram a 1ª Jornada de Pós Graduação e o 4º Seminário Institucional de Iniciação à Docência Pibid/Uergs. Na jornada, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de especialização da Universidade.

Participam do Salão estudantes de graduação e professores de diferentes instituições de ensino públicas e privadas, nas três áreas do conhecimento: Ciências da Vida e Meio Ambiente, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Engenharias. O principal objetivo do evento é divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Uergs e outras Instituições de Ensino Superior (IES), dentro destas áreas, nos campos da pesquisa, extensão e ensino. O tema do Siepex é escolhido de acordo com os elementos da cultura do município que sedia o evento. Nesta edição, Frederico Westphalen será lembrado como Polo Educacional, Econômico e Cultural.

Data / Período

Atividade

26/06/15

Publicação do Edital.

Prorrogado até 14/08/2015

Submissão de resumos.
Cadastro de avaliadores dos resumos (professores e alunos de pós-graduação internos e externos).

De 19/07/2015 a 25/09/2015

Inscrição de participantes (ouvintes).
Atenção: a inscrição de avaliadores e de resumos está apresentada no item anterior.

De 19/07/2015 à 30/08/2015

Inscrição de participantes com garantia de transporte (para integrantes da UERGS).

05/09/2015

Divulgação de resumos aceitos e da modalidade de apresentação (comunicação oral ou pôster).

De 10/08/2015 à 20/08/2015

Período de inscrição de professores e alunos de pós-graduação para participar das bancas presenciais.

10/09/2015

Divulgação de selecionados que participarão das bancas.

10/09/2015

Divulgação da programação científica do evento: salas e horários de apresentação.

De 23/09/2015 a 25/09/2015

Realização do evento em Frederico Westphalen.

Para este ano, a comissão organizadora preparou algumas novidades, como a criação de um aplicativo para a realização das inscrições, a modernização do sistema de envio de resumos, e a organização de novos espaços e áreas temáticas para apresentações durante o evento.

Um grupo de alunos do curso de Engenharia de Computação da Unidade em Novo Hamburgo, coordenados pelo professor Celso da Costa, desenvolveu o aplicativo que permite a realização das inscrições por meio de smartphones.

A programação do 5º Siepex reserva um espaço, na sexta-feira à tarde, para a realização de reuniões, para que estudantes, professores e funcionários possam discutir assuntos de seu interesse. Também é uma oportunidade para discussões entre grupos de pesquisa e extensão e coordenadores de cursos.

O 5º Siepex contou com a apresentação de 224 trabalhos orais de graduação e 195 pôsteres, além das 32 apresentações orais das pós-graduações.

A área de Ciências da Vida foi responsável por 42% das apresentações, seguida da área de Ciências Humanas (38%), Ciências Exatas e Engenharias (13%) e Interdisciplinar (7%).

A comissão Científica utilizou o Sistema Eletrônico de Administração de Conferências (OCS) para enviar aos avaliadores externos os 521 resumos recebidos. O OCS é um sistema gratuito desenvolvido pelo PublicKnowledge Project, usado em dezenas de instituições no exterior e no Brasil.

Por meio desse sistema, nem os avaliadores conhecem a autoria dos resumos e nem os autores sabem quem foram seus avaliadores.

“Por se tratar de um evento para a graduação, quando o aluno recebe os pareceres (positivos ou negativos) cabe ao orientador conduzir o estudante para a realização das alterações solicitadas ou justificar criticamente caso as alterações não sejam realizadas. Espera-se, desta forma, que os alunos comecem a entender como funciona o processo de publicação científica nas mais diversas áreas”, explica a professora Erli Costa, da comissão científica.

Além disso, o OCS permitiu que o Livro de Resumos fosse organizado e disponibilizado com três semanas de antecedência ao evento.

“Outra vantagem no uso do OCS é o agendamento das apresentações que pode ser feito em tempo recorde, reduzindo o esforço da comissão envolvida e facilitando no caso de necessidade de adequações em relação aos horários. Por meio do OCS é possível também enviar e-mails a todos os inscritos e também aos cadastrados como leitores assim que existem novas informações a serem compartilhadas, facilitando a comunicação e não sobrecarregando o sistema de e-mail”, acrescenta Erli.

A Comissão Organizadora do 5º Siepex e da 1ª Jornada de Pós-Graduação informou que, por dificuldades na execução do processo orçamentário para disponibilização da infraestrutura necessária no local inicial onde as apresentações iriam ocorrer (Parque de Exposições), as mesmas foram transferidas para a própria Unidade da Uergs em Frederico Westphalen.

A abertura do evento, palestras, reuniões e apresentações ocorreram na Unidade da Uergs em Frederico Westphalen.

A Unidade dispõe de oito salas para as apresentações orais e oficinas. Mesmo com a mudança de local, manteve-se o número total de trabalhos aprovados para apresentação (oral ou pôster). Contudo, devido à redução no número de salas anteriormente planejadas, alguns trabalhos que seriam apresentados na forma oral passaram para pôster.

A Comissão Científica realizou a divisão das apresentações orais com base no número de submissões por área e por tipo (extensão, ensino e pesquisa) de forma a manter a proporção equânime conforme previsto no Edital. 

Os pôsteres foram expostos no Ginásio de esportes do CiepVerginioCerutti, junto à Unidade local.  

alimentação para os estudantes de graduação da Uergs foi oferecida de forma gratuita, na Associação dos Moradores do Bairro Aparecida (Amba), que fica a duas quadras do local do evento. Professores, funcionários, alunos de pós-graduação e alunos de outras instituições também puderam realizar as refeições no local, mediante pagamento.

O local para alojamento permaneceu sendo no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella. Houve transporte gratuito do local do alojamento até o local do evento (e retorno).

Endereços:

Unidade da Uergs (Local da abertura, palestras e apresentações de trabalhos) 

Rua Nossa Senhora Aparecida, 115 - Bairro Aparecida 

Associação dos Moradores do Bairro Aparecida - Amba (Local das Refeições)

Rua Miguel Couto, S/N - Bairro Aparecida

Alojamento

Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella

Av. Industrial II, s/n. Distrito Industrial 

Arquivos anexos

Locais

Links relacionados

Comentários

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul