Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Apresentação

Notebook aberto sobre uma mesa. Enquadramento de mãos de duas pessoas segurando diversas folhas com gráficos, próximas ao equipamento.
Apresentação

Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade

Modalidade: Mestrado Profissional

Área básica: Interdisciplinar

Vagas por seleção: O número de vagas é definido a cada seleção, conforme a disponibilidade de orientação.

Duração: 24 meses

Sede: Unidade da Uergs em São Francisco de Paula

Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Patrícia Binkowski / patricia-binkowski@uergs.rs.gov.br

Coordenador Adjunto do Curso: Prof. Dr. Fabiano Simões / fabiano-simoes@uergs.rs.gov.br

A busca de instituições públicas e privadas por profissionais que atuem em atividades relacionadas à sustentabilidade em âmbito socioambiental tem aumentado nos últimos anos, gerando a demanda por profissionais com formação na área. A formação de indivíduos com habilidades multidisciplinares de analisar, diagnosticar, gerir e gerar conhecimentos em âmbito ambiental e socioeconômico é essencial para prevenção e solução de problemas gerados pelo crescimento do país, que são a base para um desenvolvimento sustentável.

Assim, o objetivo principal do Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade é o de formar mestres em nível técnico-científico avançado aptos a atuarem no diagnóstico, na prevenção, na solução e na gestão integrada de problemas ambientais, com vistas a buscar a manutenção e/ou melhoria da qualidade socioambiental em âmbito local, regional e nacional.

Com isso, os objetivos específicos do curso são:

a) promover visão crítica, integrada e reflexões multidisciplinares sobre ambiente nas perspectivas ecológica, social, histórica, política, econômica, cultural, e tecnológica, visando a estimular estudos avançados e aplicados à avaliação e à solução de problemas socioambientais;

b) analisar e difundir conceitos e técnicas necessárias e inovadoras à interação sustentável com o ambiente;

c) analisar e avaliar temas e projetos ambientais globais, locais, nacionais e oficiais brasileiros, assim como seus impactos junto à sociedade;

d) contribuir na construção da rede de conhecimentos na área ambiental e desenvolvimento para utilização dos distintos atores sociais;

e) conectar as reflexões em torno da sustentabilidade com o desenvolvimento socioeconômico e político-cultural geral;

f) formar profissionais qualificados para aplicação de metodologias e desenvolvimento de tecnologias que possibilitem diminuir impactos do desenvolvimento socioambientais.

O egresso do Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade deverá apresentar um perfil técnico-científico multidisciplinar e estar apto a gerar conhecimentos através de pesquisas aplicadas para a promoção de conhecimento e desenvolvimento social com vistas a solucionar, mitigar e/ou prevenir impactos e/ou passivos ambientais.

O curso ainda objetiva formar profissionais:

a) comprometidos com o entendimento e aplicação de conceitos e métodos para a promoção do desenvolvimento socioeconômico com vistas à sustentabilidade;

b) dotados de efetiva base técnica-científica para uma visão integrada e de natureza multidisciplinar, com o objetivo de produzir e difundir conhecimento científico nas perspectivas ecológica, social, histórica, política, econômica, cultural, e tecnológica;

c) qualificados para consolidar e avançar os conhecimentos disponíveis, contribuindo diretamente em nível científico, e indiretamente, em níveis político, econômico, sociocultural e ambiental, para a implantação de sistemas sustentáveis;

d) habilitados para subsidiar a formulação e o planejamento de políticas públicas de desenvolvimento, assim como a execução das mesmas, de modo a promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, em várias instâncias territoriais.

1. Conservação e Manejo da Biodiversidade: essa linha de pesquisa  visa compreender a estrutura e o funcionamento dos sistemas naturais como subsídio para a sua gestão, preservação e restauração, de forma interdisciplinar e transversal, a fim de promover avanços científicos que permitam conciliar a conservação da natureza com o desenvolvimento social e econômico. Abrange projetos relacionados ao conhecimento, conservação e manejo da biodiversidade em todos os níveis, com ênfase em espécies e ecossistemas da região sul do Brasil. Desenvolve estratégias para monitoramento de populações, comunidades e ecossistemas, fornecendo subsídios para o manejo dos recursos naturais e identificação de áreas prioritárias para a conservação da fauna e flora regional.

2. Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento: essa linha de pesquisa se destina ao estudo e ao questionamento das interações entre sociedade, natureza, ambiente, modelos de desenvolvimento tradicionais e contemporâneos, organizações agroalimentares, participação política, sustentabilidade e Educação Ambiental. Tem o intuito de construir uma visão integrada, reflexiva e crítica das políticas ambientais e subsidiar a elaboração de produtos teórico-práticos implicados no diagnóstico e na intervenção de problemas ambientais urbanos e rurais e na promoção do desenvolvimento regional.

3. Tecnologias Sustentáveis para o Desenvolvimento: essa linha de pesquisa  tem como objetivo fornecer aos pós-graduandos uma visão multidisciplinar de técnicas para diagnosticar, analisar e aplicar em temas relacionados com os impactos socioambientais causados pelo desenvolvimento humano através da integração de conhecimentos nas áreas de políticas públicas, toxicologia ambiental, geoprocessamento, tratamento de resíduos, efluentes e águas. Este espaço também visa capacitar os discentes para formular e testar novas tecnologias e técnicas, com bases científicas, para mitigar impactos das atividades produtivas sobre o meio ambiente. Fundamentos, princípios e legislações para o estudo e aplicação de tecnologias limpas de produção e processamento de produtos industriais e agroindustriais, o uso de biotecnologia e o aproveitamento de resíduos e águas em âmbito urbano e industrial, serão temas discutidos e estudados visando a formação de profissionais com visão multidisciplinar para a implantação de sistemas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Descrição

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul