Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Consultor

Wilson da Costa Bueno

Consultor Wilson da Costa Bueno
Consultor Wilson da Costa Bueno

Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), jornalista, tem mestrado e doutorado em Comunicação (USP) e especialização em Comunicação Rural. As áreas principais de atuação são: Comunicação Empresaria/Organizacional e Jornalismo Especializado (Jornalismo Científico, Ambiental, em Saúde e em Agribusiness). Já orientou mais de uma centena de dissertações e teses em Comunicação e é o líder do grupo de pesquisa Criticom-Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Tem mais de uma dezena de livros, e-books publicados e organizados, além de dezenas de capítulos em livros da área e artigos em revistas científicas do país e do exterior. Atua como consultor nas áreas de Jornalismo Especializado e Comunicação Organizacional, tendo prestado consultoria para elaboração de Política de Comunicação para a Embrapa, de inúmeros Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, para o Parque Tecnológico associado à Universidade Federal de Juiz de Fora, para a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dentre outras instituicões. Editor de portais temáticos em Comunicação e Jornalismo Especializado e integra o corpo editorial de publicações acadêmico-científicos da área de Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa e da Mojoara Editorial. (Texto informado pelo autor em seu currículo Lattes, disponível em: < http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783093H6>)

Livros publicados e organizados: Comunicação Empresarial: alinhando teoria e prática (2014); Estratégias de comunicação nas mídias sociais (2015); Comunicação Empresarial: da Rádio Peão às mídias sociais (2014); Comunicação Empresarial: planejamento e gestão (2011); Comunicação Empresarial: leituras contemporâneas (2011); Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégia (2009) Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (2007); Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (2007); Comunicação Empresarial: um olhar plural (2007); Comunicação Empresarial: teoria e Pesquisa (2003), A Comunicação na era da qualidade (1995); Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira (1996).

Tem dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas e capítulos de livros em coletâneas.

Contratação de consultoria

A experiência de outras instituições de Ensino Superior que estão em fase de elaboração ou de implantação de sua Política de Comunicação indicou a importância da contratação de uma consultoria externa para orientar o processo, o que garante uma visão externa livre de vínculos com hierarquias e a cultura organizacional, além da experiência na condução de iniciativas como essa.

Portanto, a exemplo de IES gaúchas e federais, propôs-se a contratação do consultor Wilson da Costa Bueno, doutor em Comunicação, professor e escritor com larga experiência em comunicação organizacional e na construção de políticas de comunicação, e que prestou consultoria ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Santa Catarina, Universidade Federal do Amapá, Embrapa, entre outras instituições. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, Wilson da Costa Bueno apresenta como diferencial a experiência com consultoria para órgãos públicos.

Apresentações utilizadas para subsidiar a construção da Política de Comunicação da Uergs

Autor: Wilson da Costa Bueno

 Política de Comunicação - apresentação

 Públicos estratégicos - conceito e perfil

 Comunicação interna na UERGS 

 Comunicação com os públicos externos 

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul