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Disciplinas

Enquadramento de um menino entre a cintura e os joelhos, com a mão esquerda estendida para baixo segurando um livro de capa dura marrom. Ao fundo, capim verde e alto, com luminosidade.
Disciplinas - Foto: Freepik

Carga horária: 30 horas

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A história como Ciência. História e história da educação: um debate teórico e metodológico atual. Origens da educação pública. História da educação brasileira na Colônia e no Império. A educação escolar no período republicano. A educação popular. Reformas educacionais: relação público/privado; relação centralização/descentralização; formação e profissionalização de professores. Pensamento pedagógico brasileiro.

Carga horária: 45 horas

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Construção do Relatório de Pesquisa. Tipos de Artigos Científicos. Requisitos básicos de um Artigo científico. Construção do Referencial Teórico. Apresentação Metodológica da Investigação. Análise e sistematização dos resultados. Elaboração da Monografia de Conclusão de Curso – Artigo Científico.

Carga horária: 45 horas

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Pesquisa científica: conceitos e aplicações. Diferentes abordagens de pesquisas científicas. Etapas de um projeto de pesquisa. Instrumentos e técnicas utilizados para coleta de dados. Formatação de trabalhos acadêmicos e científicos de acordo com as normas técnicas

Carga horária: 45 horas

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A disciplina aborda os princípios éticos em pesquisas em seres humanos. Os principais conceitos, o histórico da Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, as Resoluções do CONEP/MS, o sistema CEP-CONEP, a Plataforma Brasil e as etapas necessárias para submeter um projeto ao CEP.

Carga horária: 30 horas

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Ferramentas voltadas a EaD. Moodle. Direitos autorais (Permissão de Uso, Licenciamento de conteúdo). Desenvolvimento e adaptação de conteúdo para ambientes virtuais. Estratégias de ensino-aprendizagem voltadas a modalidade de educação a distância. Construção de um componente curricular para EaD.

Carga horária: 30 horas

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Os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento da criança ao adulto: contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon; interações socioculturais, construção do conhecimento e constituição dos sujeitos nas práticas sociais. As ciências da vida. O que é ciência. As ciências no cotidiano. A ciência ao redor da criança. Como ensinar ciência a partir do empírico. O desenvolvimento tecnológico das ciências.

Carga horária: 15 horas

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Atividades de integração dos alunos; Recursos tecnológicos a serem utilizados na apresentação dos seminários; processo de ensino/aprendizagem de adultos; técnicas de estudo e preparação das apresentações. O Seminário Integrador tem como objetivo a articulação e integração curricular, mediadas pelo encadeamento das disciplinas estudadas no curso e mobilização dos saberes construídos no período. Priorizar os principais momentos do processo de formação pessoal e profissional (re) significando-os para a elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso.

Carga horária: 15 horas

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Refletir criticamente sobre as trajetórias singulares/plurais realizadas durante o curso; consolidar a compreensão da pesquisa e a importância da mesma através das apresentações dos trabalhos de conclusão. Discussão e apresentação das atividades relacionadas à execução de projetos de ação ambiental na agricultura familiar em diversas localidades. Apresentação dos dados preliminares do Trabalho de Conclusão de Curso.

Carga horária: 30 horas

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Piaget e a gênese da aprendizagem. Fases evolutivas do desenvolvimento da criança. A criança – visão Freudiana. O lúdico como elemento de aprendizagem. Técnicas de utilização da ludicidade na aprendizagem. O preparo para desenvolver e trabalhar lúdicos na Educação Infantil e Séries Iniciais. Exemplos de práticas de pesquisa em séries iniciais.

Carga horária: 30 horas

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Como introduzir práticas de pesquisa na sala de aula. Considerações sobre a educação dos jovens adolescentes. A pesquisa como prática educativa. O envolvimento dos estudantes na realização e na definição das práticas de pesquisa. A escola tradicional e a prática de pesquisa. Pesquisa e a construção do conhecimento.

Carga horária: 30 horas

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Desmistificação da prática educativa. A pesquisa e a prática pedagógica. Como introduzir práticas de pesquisa na sala de aula. O envolvimento dos estudantes na realização e na definição das práticas de pesquisa. Pesquisa e a construção do conhecimento

Carga horária: 30 horas

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Gestão e produção Web. Desenvolvimento de conteúdo em aplicações hipermídia na web. Ferramentas online para divulgação de conteúdos em ciências. Tópicos de Programação Web.

Carga horária: 45 horas

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Principais tipos de artigos científicos. Definição de periódico para publicação. Avaliação Qualis o que significa? Como escrever um bom artigo? Como sair do básico na redação de artigos científicos? Técnicas de redação de artigos científicos. A disciplina aborda a estrutura lógica e prática de textos científicos e tem caráter essencialmente prático; os alunos irão utilizar dados próprios para elaborar um artigo para uma revista científica.

Carga horária: 30 horas

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História da Educação Ambiental. Os grandes eventos de EA no mundo. A Política Nacional da EA (Lei no. 9795/99). Conceitos de sustentabilidade. Principais temáticas ambientais, seus problemas e potencialidades.

Objetivo

Proporcionar ao aluno uma visão ampla da Educação Ambiental, do ponto de vista de sua evolução histórica e das suas múltiplas abordagens. Instrumentalizar os alunos à compreensão de temas complexos, que requerem a capacidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento e com populações locais e regionais. Desenvolver a discussão dos problemas ambientais, sua repercussão nas sociedades e os indicadores adequados a planos e processos de desenvolvimento ecologicamente aceitáveis. Consolidar estes conhecimentos com base nos exemplos locais de desenvolvimento.

Carga horária: 30 horas

Ementa

Conceito e importância de Projeto. As origens, os tipos, as finalidades e as etapas de elaboração de um Projeto. Gerenciamento e ciclo de vida dos Projetos. Métodos, técnicas e ferramentas teóricas e práticas para facilitar a concepção, gestão e avaliação de Projetos. Captação de recursos: Ética, identificação de fontes nacionais e internacionais, ajuste da redação do projeto, articulação e negociação, monitoramento. Gestão: foco em resultados, plano operacional, comunicação, monitoramento e avaliação. Projetos de geração de receitas.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul