Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Disciplinas

Enquadramento de um menino entre a cintura e os joelhos, com a mão esquerda estendida para baixo segurando um livro de capa dura marrom. Ao fundo, capim verde e alto, com luminosidade.
Disciplinas - Foto: Freepik

Carga Horária: 30 horas

N° de Créditos: 02

Ementas: Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Especificidades da pesquisa e os campos teórico-metodológicos que a fundamentam. A escrita cientifica e o trabalho final de curso, na modalidade de artigo.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: História do pensamento sistêmico.

Princípios do pensamento sistêmico.

Teoria geral de sistemas. Dinâmica de sistemas.

O pensamento sistêmico aplicado às organizações.

Definição de Cultura Organizacional.

Papel da Cultura Organizacional.

Tipos de Cultura Organizacional.

O Desafio da Mudança Cultural.

Desenvolvimento da Cultura Organizacional.

A Interface entre Pensamento Sistêmico e Cultura Organizacional.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: A ética na filosofia antiga, no cristianismo, na modernidade e na pós-modernidade.  A práxis da ética na sociedade contemporânea. A ética nas organizações públicas e privadas. As relações da ética com a política, a cidadania, a sustentabilidade e a liderança. A liderança ética nas negociações.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: A administração estratégica. A evolução do pensamento estratégico. O processo da estratégia. As escolas de estratégia: prescritivas, descritivas e de configuração. Análise estratégica: contextos, desafios, mudanças e motivações no ambiente interno e externo da organização. Ciclo de vida das organizações. Vantagem competitiva e gestão sistêmica e Inovação empresarial.

Carga Horária: 30 horas

N° de Créditos: 02

Ementa: Apresentação da realidade atual e das tendências do Empreendedorismo, os tipos de empreendedor, as atitudes e as habilidades que o empreendedor deve ter, assim como as ferramentas úteis para que ele possa realizar um bom trabalho e atingir os objetivos.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02


Ementas: A ciência local e regional: definições, linhas de análise e principais teorias explicativas do desenvolvimento e subdesenvolvimento regional. Modelização econômica e desenvolvimento regional. Exame dos fenômenos de desigualdade do desenvolvimento no espaço e das disparidades regionais, a partir da análise regional e das abordagens e experiências em matéria de desenvolvimento local e regional sustentável. As mudanças nas estruturas econômicas sobre a evolução dos espaços territoriais. A ação coletiva regional.  Estimular análises inovadoras face aos problemas de desenvolvimento local, regional e urbano.Abordagem sistêmica e complexidade. Lógica regional e local. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Cultura e Desenvolvimento.  

Carga Horária: 30 horas

N° de Créditos: 02

Ementa: Os objetivos de um Plano de Negócios. A estrutura de um Plano de Negócios. Como descrever cada um dos tópicos que compõem um Plano de Negócios. Como concatenar todos os aspectos de um empreendimento de maneira a dar consistência ao Plano. Como apresentar e como sustentar o Plano junto aos acionistas, a diretoria ou junto a possíveis investidores. O plano de negócios como ferramenta de venda e ferramenta de gerenciamento. Vantagem competitiva na empresa. Cenários da concorrência. Recursos e competências das empresas. Focalização na mudança, inovação e dinamismo nos processos. Uso da matriz SWOT no planejamento de ações.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: Os problemas ambientais do mundo e a evolução da conscientização ambiental. Responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável. A evolução da Questão Ambiental nas Organizações. Sistemas de Gestão Ambiental. Tipos de Auditorias Ambientais. Planejamento e condução de Auditoria Ambiental. Instrumentos de Auditoria.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02


Ementa: Liderança. Conceitos e abordagens. Estilos de liderança orientados para responsabilidades e resultados. O trabalho em equipe: fases de constituição de equipes. Dinâmica de equipes. O papel das equipes de trabalho. Competências e habilidades das equipes. E- learning.

O líder hoje. Liderança e mudanças. Liderança e desenvolvimento interpessoal. Liderança e Cultura organizacional. Humanização da Gestão.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: Analisar o processo de evolução da Gestão de Pessoas, buscando o ajuste na relação indivíduo x organização a partir da compreensão das estratégias e dos aspectos técnicos utilizados para o gerenciamento humano nas organizações.  Motivar os alunos para a proposição de novas abordagens para a Gestão de Pessoas, a partir de uma postura crítico-reflexiva sobre os aspectos do gerenciamento humano analisados. Desenvolvimento de habilidades de aspectos comportamentais.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: Fundamentos de Economia. Evolução do pensamento Econômico. Noções de microeconomia. Noções de macroeconomia. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Carga Horária: 30 Horas

N° de Créditos: 02

Ementa: Componente curricular que visa o exercício prático de pesquisa de campo, com ênfase em uma das áreas de concentração dos eixos temáticos. Esta primeira oficina compreende o início do processo de investigação, estruturando o projeto: escolha do tema de pesquisa, justificativa, objetivos e revisão bibliográfica.

Componente curricular que orienta o acadêmico em grau de trabalho final TCC, autorizando o docente seus orientados a aptidão ou não de banca final e encaminhamento de artigo para o periódico de Qualis mínima de B3.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul