Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Docentes

Mulher jovem, com semblante simpático, tem cabelos longos, crespos e loiros, está com as mãos entrelaçadas, veste blusa e blazer brancos, calça escura listrada. Ela está encostada em uma mesa, de frente para quatro pessoas sentadas, que vemos de costas.
Docentes
Barbara Estevao Clasen site
Barbara Estevao Clasen

Dra. Barbara Estevao Clasen (lattes)

Pós-doutora, doutora e mestra em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM; graduada em Farmácia - Análises Clínica pela UNICRUZ; graduada em Agronomia pela UFSM. Atualmente é professora adjunta na Uergs. Experiência em estudos de contaminações ambientais (pesticidas, metais...), seus efeitos em plantas e animais através de avaliações de estresse oxidativo, atividades enzimáticas e biologia molecular. Pós-doutorado em Ciência do Solo com estudos sobre a biologia do solo.

Dra. Divanilde Guerra (lattes)

Pós-doutora junior pela UFRGS; doutora em Fitotecnia - Melhoramento e Biotcnologia Vegetal pela UFRGS; mestra em Fitotecnia - Concentração Plantas de Lavoura; graduada em Agronomia pela UFRGS. Atualmente é professora adjunta na Uergs. Atua principalmente nos seguintes temas: Melhoramento genético vegetal por técnicas tradicionais e marcadores moleculares em cereais e fruticultura. Agroecologia e manejo e produção agroecológica de espécies frutíferas e olerículas. Participa do projeto de pesquisa: Influência do extrato pirolenhoso no desenvolvimento e crescimento inicial de plantas de feijão e milho crioulo.

Eduardo Lorensi de Souza site
Eduardo Lorensi de Souza

Dr. Eduardo Lorensi de Souza (lattes)

Pós-doutor, doutor e mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM; graduado em PEG - Formação de Professores pela UFSM. Atualmente é professor adjunto na Uergs. Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em ciência do solo, manejo e conservação do solo e da água, microbiologia e biologia do Solo, Agroecologia, emissões de gases de efeito estufa e mudanças climáticas, agricultura de baixo carbono; sistema de plantio direto; sucessão e rotação de culturas em sistemas forrageiros.

Luciane Sippert site
Luciane Sippert

Dra. Luciane Sippert (lattes)

Doutora em Letras pela UFRGS; mestra em Educação nas Ciências pela Unijuí; especialista em Atendimento Educacional Especializado pela FAISA; graduada em Letras pela Unijuí. Atualmente é professora na Uergs.  Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Linguística Sistêmico-funcional, língua e ensino, leitura, relação texto e gramática, produção textual, letramento, linguagem e crenças no ensino de Língua Portuguesa, formação de professores, planejamento, avaliação, pesquisa em educação.

Marciel Redin site
Marciel Redin

Dr. Marciel Redin (lattes)

Pós-doutor, doutor e mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM. Atua como professor na Uergs. Tem experiência na área de: Agronomia: solos - biologia e microbiologia do solo, uso manejo e conservação do solo, plantas de cobertura de solo, plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, decomposição, técnicas isotópicas (13C e 15N), modelagem ciclos biogeoquímicos do C e N; Gestão Ambiental: recuperação de áreas degradadas, compostagem, contaminantes de solo. 

Mastrângello Enivar Lanzanova site
Mastrângello Enivar Lanzanova

Dr. Mastrângello Enivar Lanzanova (lattes

Doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM; mestre em Ciência do Solo pela UFSM; graduado em Agronomia pela UFSM. Atualmente trabalha como professor na Uergs. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, Integração Lavoura-Pecuária, e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo, plantio direto, adubos verdes, erosão e compactação do solo. Participa do projeto de pesquisa Avaliação de Adubos Verdes de Inverno e Verão Utilizados em Sistemas de Produção Característicos da Região Celeiro/RS. 

Robson Evaldo Gehlen Bohrer   site
Robson Evaldo Gehlen Bohrer

Me. Robson Evaldo Gehlen Bohrer (lattes)

Doutorando em Engenharia Civíl pela UFSM; mestre em Tecnologia Ambiental pela UNISC; especialista em Engenharia de Segurança do trabalho pela UNISC; graduado em Engenharia Ambiental pela UNISC. Trabalha como professor na Uergs. Atua na área de engenharia com ênfase em Drenagem Urbana de Águas Pluviais, Instalações Hidráulico-Sanitárias, Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais, Técnicas Convencionais de Abastecimento e de Tratamento da Água. Participa do projeto: Qualidade da água e a relação da mata ciliar na Região Celeiro.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul