Livro sobre energia solar e eólica traz capítulo sobre pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade

Livro reúne 29 artigos produzidos em universidades de todo o país.

Atualizada em 14/03/2019.

Membros do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) desenvolveram uma pesquisa sobre os impactos sofridos pelos agricultores de uma região dos Campos de Cima da Serra caso a área seja utilizada para a implantação de um Parque Eólico. Parte dos resultados foram publicados em um artigo que integra o livro “Energia Solar e Eólica”, lançado pela Editora Athenas, do Paraná.

No capítulo em que apresentam uma análise prévia da pesquisa, os professores Leonardo Beroldt e Rafael Haag e o egresso Antônio Robson da Rosa falam sobre o valor da dependência do solo para as atividades agrícolas com a possível implantação do parque eólico na Região.

De acordo com os autores, a utilização da energia eólica para a produção de energia elétrica tem se mostrado interessante na diversificação da matriz elétrica brasileira, principalmente pelo potencial eólico existente no Brasil. Porém, as intervenções realizadas para a implantação dessas usinas podem, durante o período de obras, deixar a área indisponível para produção agrícola.

“Este trabalho é uma importante contribuição para a região dos Campos de Cima da Serra, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, e serve como subsídio para nortear decisões dos agricultores e do poder público envolvidos nas implantações dos futuros parques eólicos e também solares”, diz o professor Rafael Haag.

Este trabalho pode ser uma referência nacional na área da economia ambiental, pois é um dos primeiros a fazer uso dos Bens Ecossistêmicos de Interesse (BEI) que quase sempre são desconsiderados nos cálculos econômicos de viabilidade da maioria dos projetos, assinalam os autores.

O livro está disponível no formato ebook e pode ser acessado através do link