Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Período para rematrículas encerrará em 6 de março

Publicação:

As aulas iniciam dia 11 de março.
As aulas iniciam dia 11 de março.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Uergs aprovou, na sessão do dia 6 de dezembro, alterações no Calendário Acadêmico para o Ano Letivo de 2019. Com a mudança, a data para encerramento da rematrícula no primeiro semestre passa a ser dia 6 de março. As aulas iniciam dia 11 de março. Também sofreram alterações os períodos para matrículas, trancamentos, destrancamentos e as datas limite para quebra de pré-requisitos.

De acordo com a pró-reitora de ensino, Rochele Santaiana, as mudanças têm justificativa pedagógica, considerando que, com o novo período para rematrícula, desde o primeiro dia de aula os estudantes já estarão matriculados e participando das atividades do semestre, e os professores saberão quantos alunos participarão dos componentes curriculares.

“Acreditamos que isso possibilita uma ação pedagógica mais efetiva e tranquila, visto que no calendário anterior, adentrava uma semana de aulas com rematrículas, ficando muitos alunos infrequentes na primeira semana do semestre, perdendo atividades que seriam importantes para sua formação”, esclarece a pró-reitora.

Ainda de acordo com Rochele, na primeira semana os professores e estudantes discutem o pano de ensino e estabelecem o cronograma das aulas e as regras de avaliação, atendendo ao disposto no Artigo 232 do Regimento Geral da Universidade.

A pró-reitora de Ensino também considera que a mudança contribui em termos de organização, pois no dia 11 de março, com as listas de chamadas já no sistema acadêmico, a secretaria poderá dar mais suporte ao início das aulas e os professores poderão organizar melhor os espaços e materiais.

Os ajustes de matrícula do primeiro semestre poderão ser realizados nos dias 7 e 8 de março.

Arquivos anexos

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul