Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ProPPG

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) elabora e coordena as políticas de pós-graduação em nível stricto sensu e lato sensu, e as políticas de Pesquisa e Inovação.

A ProPPG é composta por seu pró-reitor e pelas coordenadorias de Pesquisa e de Pós-Graduação.

Geral:

Telefone: (51) 3288.9093
E-mail: proppg@uergs.rs.gov.br

Especialização:

Telefone: (51) 3288.9036
E-mail: especializacao@uergs.rs.gov.br

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Rafael Haag

Rafael Haag, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
Telefone: (51) 3288.9044
E-mail: rafael-haag@uergs.rs.gov.br

Possui graduação em Física, mestrado e doutorado  em Engenharia (área de concentração: Energia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de energias renováveis e sustentabilidade, radiação solar, processos de transferência radiativa na atmosfera, sensoriamento remoto e eletromagnetismo aplicado. É professor adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) nos cursos de graduação em Engenharia de Energia e Gestão Ambiental. Também é docente no Mestrado Profissional Ambiente e Sustentabilidade.Líder do grupo de pesquisa "Radiação Solar e Ciências Atmosféricas". Atualmente é revisor de períodicos nacionais e internacionais como Solar Energy, Environmental Research Letters, Revista Brasileira de Energia Solar, entre outras. Membro da American Geophysical Union (AGU), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), International Solar Energy Society (ISES) e Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS).

Currículo Lattes - Rafael Haag

Atendimento:

Alexandra de Souza Scholant
Telefone: (51) 3288.9036
E-mail: alexandra-scholant@uergs.rs.gov.br

A Coordenadoria de Pesquisa é responsável por estimular a geração de conhecimentos e tecnologias, através de programas de pesquisa. Para isso, acompanha a execução de projetos, reúne e disponibiliza informações sobre fontes de financiamento, editais e programas de fomento e promove a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas na Universidade.

Coordenadora de Pesquisa

Prof. Dra. Bárbara Estêvão Clasen
Telefone: (51) 3288.9006
E-mail: barbara-clasen@uergs.rs.gov.br

A Coordenadoria de Pós-Graduação promove as atividades de pós-graduação e é responsável por apreciar, acompanhar e avaliar as propostas de criação de Programas de Pós-Graduação e de funcionamento dos cursos.

Coordenadora de Pós-Graduação

Profa. Dra. Débora da Silva Motta Matos