Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uergs assina termo de cooperação com Prefeitura de Gramado

Publicação:

Reitor da Uergs Leonardo Beroldt assina termo de cooperação com o prefeito de Gramado João Alfredo Bertolucci.
Termo de cooperação entre Uergs e prefeitura de Gramado prevê diversos projetos em conjunto. - Foto: Unidade Hortênsias - São Francisco de Paula

No dia 29 de janeiro (terça-feira), o reitor da Uergs Leonardo Beroldt assinou um termo de cooperação com a Prefeitura de Gramado que prevê a realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão no município. 

Durante a reunião de assinatura do termo, foram discutidos pontos como a importância de projetos de mobilidade urbana e saneamento básico para o desenvolvimento da cidade e sobre o interesse da Prefeitura Municipal em elaborar, juntamente com a Uergs, um curso de pós-graduação de formação de professores. 

Outra proposta de projeto discutida foi a realização de uma edição municipal da Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), aproveitando o trabalho feito no município pelo programa Cidade InteliGENTE, que visa a utilização da tecnologia para um funcionamento mais inteligente de diversas áreas de atuação do setor público no município, como educação, turismo e sustentabilidade. 

Em março, Gramado será o palco da cerimônia de premiação das equipes vencedoras da 2ª Onda. Também será realizada na cidade a reunião de organização da 3ª Onda. 

Durante a reunião, foi entregue ao reitor Leonardo Beroldt um ofício assinado pelo prefeito João Alfredo Bertolucci e pela secretária municipal de Educação Gilça da Silva, reiterando o interesse da Prefeitura de que a Uergs se instale em Gramado. 

Estiveram presentes na reunião representando a Uergs o reitor Leonardo Beroldt, a vice-reitora Sandra Lemos, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Rafael Haag, a pró-reitora de Extensão Erli Costa, o diretor regional do Campus II, Rodrigo Koch, a diretora regional eleita, Fernanda Stalivieri, a chefe da Unidade Hortênsias Juliana Vargas, os professores Clódis Andrades Filho e Márcia Berreta, a técnica em contabilidade Viviane Soares dos Santos  e o estudante Leonardo Stahnke. 

Representando a Prefeitura de Gramado estiveram presentes o prefeito municipal, a secretária municipal de Educação, a secretária municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado Simone Bender, a secretária municipal do meio Ambiente Cristiane Bandeira da Silva e a coordenadora do pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Gramado Maria Goretti da Silva. 

Atuação na região das Hortênsias

Além de Gramado e São Francisco de Paula, local onde há uma unidade da Uergs, a Universidade já atua em diferentes municípios da região das Hortênsias. Em Canela, há dois anos, é realizado o Projeto Curiaçu, parceria com a prefeitura do município, que visa um trabalho na Floresta Nacional de Canela. A parceria também se estende a Nova Petrópolis, onde é realizada uma pesquisa de mestrado numa escola pública, que visa a implantação de um laboratório de inteligência da paisagem. Em Cambará do Sul, o Projeto Seiva, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, já está consolidado em seu terceiro ano, com foco em ações de educação ambiental junto a escolas públicas inseridas em áreas de conservação natural. Em São Francisco de Paula, a Uergs compõe o Comitê Municipal de Inovação, atuando na instalação do Parque Tecnológico do município, com previsão de funcionamento para este ano, que visa promover ações que impulsionem o empreendedorismo, como as incubadoras tecnológicas. 

Para o reitor Leonardo Beroldt, a Uergs cumpre a sua missão quando se relaciona com os municípios que compõem as regiões onde está instalada, não se limitando às comunidades próximas apenas das unidades universitárias. “A Uergs nasceu com uma proposta de fomentar o desenvolvimento regional. Ao se expandir para municípios onde não possui unidade, a Universidade avança no sentido de desenvolver as localidades como um todo e faz valer o seu papel de universidade pública”, ressalta. 

A Unidade da Uergs Hortênsias – São Francisco de Paula oferta os cursos de bacharelado em Administração e Gestão Ambiental, licenciatura em Pedagogia e o Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, instalado há quatro anos, e que em abril receberá novos 37 alunos.

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul